10.05.2007

Programa Mais Cultura (e a cara-de-pau da grande mídia)

Não sou jornalista, mas quando percebo que a grande imprensa está omitindo informações importantes, faço questão de dar o toque.

A questão não é ser petista ou não, é estar atento ao jogo da mídia. Se Lula, diante dos mensalões, insiste que "não viu nada", a mídia também finge, descaradamente, que não vê quando ele faz alguma coisa promissora. Por exemplo, o lançamento do Programa Mais Cultura, que vocês podem conferir nos links abaixo. Não acho que o governo do Lula é perfeito, mas se quisermos cobrar honestidade dele, precisamos ser imparciais. Quando o governo acerta e a mídia esconde, a única palavra que me ocorre para descrever é manipulação. Há muita coisa para se criticar no Planalto, até aí eu concordo, mas eles fazem esse presidente parecer muito pior do que é.

Quem quiser conferir, acesse aí abaixo, e me diga se não é uma boa notícia. Serão bilhões de reais destinados à implantação de centros culturais onde não há muito acesso a cinemas, a bibliotecas e a outras atividades culturais.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/10/04/materia.2007-10-04.5959917276/view

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1963277-EI306,00.html

Devo estar sendo chato, mas o ponto é que essa notícia não teve chamada na capa dos principais jornais: pelo contrário, deixaram bem escondida para que ninguém reparasse. E mesmo na internet, não teve destaque algum. Alguém aí vai me dizer que isso não é proposital? Essa filtragem de informações parece coisa do Grande Irmão, do 1984.

OBS: um dos links é do Terra, que, por mais que seja parte da "grande mídia", achei que cobriu a matéria de maneira satisfatória. Digo isso para ser mais imparcial com a própria imprensa, e reconhecer quando eles agem com um mínimo de boa intenção.

No comments: